O segredo do sucesso na implantação de projetos

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endomarketingNos dias atuais, ainda é comum verificar empresas em que o Endomarketing não é utilizado de forma correta ou até mesmo não existe. Consiste em ações dirigidas para o público interno das empresas ou organizações, com a finalidade de promover entre os funcionários e departamentos os valores destinados a servir o cliente ou consumidor, trabalhando inclusive apoiado no instrumental fornecido pelo próprio Marketing. Seu objetivo é tornar transparente aos funcionários os objetivos da organização, de forma a harmonizá-los com seus próprios objetivos.

Empresas investem pesado em sistemas de informação e muitas vezes o resultado destes investimentos são aquém do esperado. O que muitas empresas não se dão conta é de que para o sucesso de qualquer projeto, seja ele de sistemas de informação, administrativo, operacional, ou outro qualquer, é imprescindível que todos os envolvidos no processo, direta ou indiretamente, tenham ciência do que será realizado e o que se pretende com esta implementação.

Em muitos casos, a falta de comunicação de forma clara e adequada no processo de implantação de novos projetos, pode causar morosidade, falta de comprometimento e até o insucesso parcial ou total, gerando frustração em todas as partes envolvidas. O Endomarketing entra como uma ferramenta poderosa no auxílio ao sucesso. Quando as pessoas envolvidas são alimentadas com informações referentes às melhorias que este novo projeto irá trazer para a empresa e de forma direta ou indireta para eles mesmos, a probabilidade do sucesso aumenta substancialmente.

O papel do Endomarketing nos tempos atuais, está na difusão dos valores e objetivos das empresas a todos os departamentos e funcionários sem ficar restrita a sua alta direção.  Além disso, deve trabalhar constantemente na comunicação e não somente na informação. Um canal de duas vias deve estar sempre aberto no cotidiano da empresa. Este canal, que pode utilizar os meios de comunicação disponíveis empresa, reuniões formais e informais, workshops e eventos, entre outras ações. Isso deve ser uma constante na vida da empresa para manter a acesa a integração entre as pessoas, seus setores e departamentos.

Estas ações poderão afetar diretamente alguns fatores como, por exemplo, a diminuição de conflitos, a diminuição de desperdício de recursos organizacionais, o prejuízo na eficiência da empresa, entre outros. Difundir valores e objetivos da empresa cria um clima de interação e cooperação interna em seus colaboradores comprometidos, ajuda no envolvimento dos menos comprometidos, fazendo com que todos remem no mesmo sentido – o sentido  do sucesso da organização e consequentemente em seu próprio sucesso*.

A implantação com sucesso de novos projetos de sistemas de informação está ligada diretamente à qualidade dos mesmos, mas não é só isso, temos que nos lembrar sempre do principal ativo de qualquer empresa – as pessoas.

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